5 dicas para organizar as finanças da sua empresa
É hora de planejar e organizar as finanças da sua empresa para colher resultados melhores no próximo ano, pensando nisso o nosso time separou 5 dicas que podem ajudar bastante.
Você reconhece que precisa melhorar a gestão financeira dos seus negócios, mas ainda não sabe por onde começar ou o que precisa fazer?
Se você se vê em meio a essa situação, não perca mais tempo, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
1.Separe finanças pessoais e empresariais
Quando o objetivo é organizar as finanças da sua empresa, a primeira coisa que você precisa fazer, se ainda não fez, é separar o pessoal do empresarial.
A sua empresa precisa ter uma conta bancária desvinculada da sua conta pessoal, e a conta da empresa não pode ser utilizada para o pagamento de despesas pessoais.
Você precisa definir um pró-labore mensal e custear suas despesas pessoais com este rendimento e com a distribuição de lucros (quando houver), mas tudo de forma organizada.
2.Adquira um software de gestão empresarial
Se ainda não utiliza um software de gestão empresarial para controlar as finanças da empresa, é hora de investir neste tipo de ferramenta.
Com um sistema de gestão você terá acesso a informações importantes sobre o seu negócio, e sem dúvida alguma, tomará decisões cada vez mais assertivas.
Além da parte financeira, um software de gestão pode ajudar no controle de vendas, estoques e outros aspectos importantes.
3.Controle todas as receitas e despesas do negócio
É impossível manter a organização das finanças de uma empresa sem controlar rigorosamente tudo o que entra e sai do caixa.
A partir de agora, comece a controlar e a lançar em uma planilha ou sistema de gestão, absolutamente todas as entradas e saídas de recursos financeiros, por menor que sejam.
Desta forma você começará a perceber para onde está indo o dinheiro que por vezes falta para honrar algum compromisso em dia.
4.Acompanhe relatórios e trace metas
Outro passo importante para organizar as finanças da sua empresa consiste em passar a acompanhar e monitorar relatórios e indicadores.
Relatórios e indicadores podem dizer muito sobre a situação financeira dos seus negócios e servir de base para traçar e monitorar o cumprimento de metas.
Não tenha dúvidas, todo e qualquer negócio, independente do porte ou segmento, precisa ter metas para cumprir.
5.Construa uma reserva para emergências
Por fim, procure reservar uma parte do lucro mensal da empresa para construção de uma reserva para emergências.
Se você destinar 10% do lucro da empresa em uma aplicação financeira segura e de alta liquidez, não precisará recorrer a empréstimos e financiamentos com juros altos em momentos de dificuldades.
Gostou das dicas? Então, compartilhe o conteúdo e continue acompanhando as novidades que publicamos semanalmente aqui no blog da Primeiro Plano Contabilidade.
Escreva seu comentário