
Como abrir uma empresa de prestação de serviços?
Abrir uma empresa de prestação de serviços pode ser um negócio muito lucrativo e, em alguns casos, uma excelente oportunidade para quem deseja iniciar um negócio com baixo investimento inicial.
Se você está planejando a abertura de uma empresa de prestação de serviços, mas possui dúvidas relacionadas ao processo de legalização do negócio, continue conosco até o final do artigo.
Aqui neste conteúdo, a Primeiro Plano Contabilidade vai responder dúvidas importantes e apresentar um passo a passo para abertura da sua empresa.
Quais os documentos necessários para abrir uma empresa de prestação de serviços?
No geral, os documentos necessários para abrir uma empresa de prestação de serviços são os seguintes:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Carnê IPTU do local para abertura da empresa.
Se você possui algum tipo de dúvida com relação a documentação, não se preocupe. Entre em contato conosco e receba a orientação do nosso time de especialistas.
Quanto tempo leva para abrir uma empresa de prestação de serviços?
O tempo necessário para abrir uma empresa de prestação de serviços depende da agilidade do serviço de contabilidade contratado e dos órgãos públicos envolvidos no processo, como a Prefeitura do seu município.
No entanto, de modo geral, esse prazo costuma variar entre 7 e 30 dias. Por isso, o ideal é que o empreendedor comece a agilizar a abertura e legalização dos seus negócios com um pouco de antecedência em relação à data prevista para inauguração da empresa.
Como abrir uma empresa de prestação de serviços [Passo a Passo]
Neste tópico, vamos apresentar um passo a passo detalhado, com as principais etapas que envolvem a abertura de uma empresa de prestação de serviços.
1.Contrate um escritório de contabilidade
Quando o objetivo é abrir uma empresa, seja ela do segmento de serviços ou não, a primeira coisa que o empreendedor precisa fazer é contratar um escritório de contabilidade.
O contador é o profissional responsável por cuidar dos trâmites de abertura da empresa, bem como, das obrigações pós-abertura, como o cálculo de impostos.
2.Defina um nome e uma razão social para sua empresa
Para abrir uma empresa, o empreendedor também precisa definir uma razão social e um nome fantasia para o seu negócio.
É muito importante, que os nomes escolhidos não sejam iguais aos de outras empresas e marcas já existentes, a fim de evitar atrasos no processo de registro na Junta Comercial ou problemas relacionados ao direito de uso de marcas.
3.Escolha entre abrir a empresa com ou sem sócios
Por sua vez, você que deseja abrir uma empresa de prestação de serviços, também vai precisar definir se deseja empreender de forma individual ou em sociedade.
Para aqueles que desejam empreender de forma individual, a opção mais indicada é a SLU – Sociedade Limitada Unipessoal. Já para aqueles que possuem sócios, normalmente indicamos a Sociedade Empresária Limitada (LTDA).
4.Aguarde a conclusão do processo de legalização e abertura
Por fim, é só aguardar alguns dias, enquanto cuidamos dos trâmites para abertura e legalização da empresa, o que normalmente inclui:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ na Receita Federal;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Funcionamento.
Para saber mais e abrir uma empresa de prestação de serviços com o apoio de especialistas, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!
Escreva seu comentário