Como fazer a admissão de um funcionário?
Você sabe o que é preciso para fazer a admissão de um funcionário com carteira assinada (CLT)? Essa é uma dúvida muito comum entre empreendedores que estão montando seus negócios e contratando os primeiros funcionários.
Aqui na Primeiro Plano Contabilidade, recebemos muitas dúvidas relacionadas ao assunto, e em função disso, decidimos preparar um conteúdo sobre o tema.
Para saber mais e não cometer erros, continue conosco e acompanhe este artigo até o final ou se preferir, clique no botão do WhatsApp e fale com um dos nossos especialistas.
O que você precisa saber antes de fazer a admissão de um funcionário
Antes de fazer a admissão de um funcionário, você precisa ficar por dentro de algumas informações importantes, dentre as quais, podemos destacar:
Prazo para anotação na CLT: De acordo com a CLT, o empregador terá o prazo de cinco dias úteis para anotar na carteira de trabalho, a data de admissão, a remuneração e as condições especiais, se houver. Além disso, o envio das informações de admissão ao eSocial precisam ser feitas em até 24 horas antes do início das atividades do trabalhador.
Valor do salário: O salário pago ao trabalhador não poderá ser inferior ao salário mínimo ou piso salarial da categoria, definido em lei ou acordo coletivo.
Concessão de vale-transporte: O empregador deve verificar com o funcionário se o mesmo deseja receber vale-transporte em valor e quantidade suficiente para o seu deslocamento casa/trabalho, trabalho/casa. Nos casos onde o trabalhador optar pelo benefício, a empresa poderá descontar até 6% do seu salário base.
Férias: Após cada período de 12 meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a 30 dias de férias ou período menor, a depender do número de faltas injustificadas no ano.
13º Salário: Até o dia 30 de novembro e 20 de dezembro de cada ano, a empresa deverá depositar a primeira e segunda parcela do décimo terceiro respectivamente.
FGTS: Sobre a remuneração do funcionário, a empresa deverá recolher mensalmente a importância de 8% para o FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Contribuição Patronal: A depender do regime tributário da empresa, será necessário pagar mensalmente a guia de Contribuição Previdenciária Patronal, cujo valor é baseado na folha de pagamento.
Documentos para fazer a admissão de um funcionário
Para fazer a admissão de um funcionário, você precisará solicitar alguns documentos ao profissional que será admitido, incluindo:
- Cópia do RG e CPF;
- Original e cópia da carteira de trabalho (CTPS);
- Número do PIS;
- Foto 3×4;
- Título de eleitor;
- Cópia de comprovante de endereço atualizado;
- Cópia do comprovante de escolaridade;
- Cópia da certidão de nascimento ou certidão de casamento;
- Cópia do certificado de reservista (exclusivo para homens);
- Exame médico admissional;
- Cópia da certidão de nascimento de filhos até 21 anos;
- Cópia do cartão de vacina e comprovante de frequência escolar dos filhos em idade escolar.
Na sequência, os documentos em questão devem ser fornecidos ao contador para que o mesmo processe a admissão e o registro do funcionário.
Precisando fazer a admissão de um funcionário? Clique no botão do WhatsApp, entre em contato conosco e receba assessoria especializada.
contato@primeiroplanocontabilidade.com.br
(11) 4521.9582 (11) 4521.9585
(11) 98944-0146
Escreva seu comentário