Você sabe a diferença entre capital social e capital de giro?
Você sabe a diferença entre capital social e capital de giro?

Você sabe a diferença entre capital social e capital de giro? Em meio aos diferentes termos do mundo empresarial, essa dupla costuma gerar dúvidas e causar confusão na cabeça de empreendedores de primeira viagem.

Sabendo disso, a Primeiro Plano Contabilidade decidiu preparar um conteúdo objetivo e direto ao ponto para explicar os conceitos e esclarecer todas as dúvidas.

Para saber mais e conferir o que a nossa equipe separou para você, continue conosco e acompanhe esse artigo até o final.

O que é capital social?

O capital social é o valor total investido pelos sócios, acionistas ou proprietários em uma empresa no momento de sua fundação ou durante a sua existência. Em outras palavras, esse valor representa o capital investido pelos sócios para o financiamento inicial da empresa.

Vale destacar que o capital social pode ser composto por dinheiro, bens, propriedades ou outros ativos que os proprietários decidam entregar para a empresa. Além disso, é preciso esclarecer que o valor em questão é registrado no documento de constituição do negócio.

Por fim, precisamos esclarecer alguns pontos:

1.Alteração do capital social: O capital social pode ser modificado ao longo do tempo, com por exemplo, com a injeção de mais recursos dos sócios no negócio.

No entanto, para ter validade, a alteração em questão precisa ser registrada na Junta Comercial.

2.O capital social pode ser distribuído igualitariamente ou não: Em uma empresa individual, 100% do capital social é injetado pelo seu único proprietário.

Por sua vez, nas sociedades, a distribuição do capital social entre os sócios, pode ser igualitária (ex: 50% / 50%) ou desproporcional (ex: 70% / 30%).

O que é capital de giro?

O capital de giro é a quantia de recursos financeiros disponíveis para cobrir as despesas operacionais diárias de uma empresa.

Tecnicamente, podemos afirmar que o capital de giro representa a diferença entre os ativos circulantes (recursos que podem ser convertidos em dinheiro a curto prazo) e os passivos circulantes (obrigações que devem ser pagas a curto prazo).

Em outras palavras, o capital de giro é a reserva financeira que uma empresa mantém para garantir o funcionamento de suas operações, incluindo o pagamento de fornecedores, salários, despesas operacionais e outras obrigações de curto prazo.

Sendo assim, apesar das nomenclaturas semelhantes e da importância de ambos, capital social e capital de giro são coisas completamente distintas.

Dito isso, vale destacar os seguintes pontos:

1.Importância do capital de giro: Uma gestão eficiente do capital de giro deve equilibrar os prazos de pagamento e recebimento, garantindo que a empresa tenha um fluxo de caixa adequado para cobrir suas despesas e se manter em funcionamento.

2.Capital de giro na abertura da empresa: No contexto de abertura da empresa, podemos dizer que o capital de giro é parte do capital social.

Na prática, além do investimento destinado a montagem do negócio, os sócios precisam disponibilizar um capital de giro inicial, para que a empresa possa honrar despesas do dia a dia, até que ela seja capaz de fazer isso com suas próprias receitas.

Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o blog da Primeiro Plano Contabilidade!