Programador pode ser MEI
Programador pode ser MEI?

Programador pode ser MEI? Essa é uma dúvida muito comum entre quem busca os serviços especializados em contabilidade para desenvolvedores e profissionais de TI da Primeiro Plano Contabilidade.

Sendo assim, se você também possui esse tipo de dúvida, queremos lhe convidar para continuar conosco e acompanhar este artigo até o final.

O que é MEI

O MEI – Microempreendedor Individual é um tipo de empresa voltada para formalização de pequenos negócios individuais, cujo volume de faturamento anual não supere R$ 81 mil.

Desde que foi instituído pela legislação brasileira, o MEI se tornou uma opção requisitada pelos empreendedores, destacando-se pelos seus benefícios, dentre eles:

  • Pagamento de impostos em guia única;
  • Impostos com valor fixo e reduzido;
  • Acesso a aposentadoria e benefícios previdenciários;
  • Permissão para emissão de notas fiscais;
  • Acesso a linhas de crédito com juros baixos;
  • Permissão para contratar um funcionário;
  • Dentre outros benefícios importantes.

Por sinal, é justamente em função desses e outros benefícios, que muitos profissionais da área de desenvolvimento querem saber se programador pode ser MEI.

A resposta para essa questão, você tem a oportunidade de conferir conosco no próximo tópico.

Programador pode ser MEI?

Infelizmente não. De acordo com a legislação em vigor, programadores não podem ser MEI, pois o tipo de atividade que desenvolvem possui natureza intelectual.

Para que não restem dúvidas, basta conferir que atividades deste tipo não estão presentes na lista de ocupações permitidas aos microempreendedores individuais.

No entanto, isso não deve ser motivo para preocupação e não seja possível abrir o seu CNPJ. Afinal, temos outras opções para quem deseja formalizar suas atividades, dentre elas:

  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
  • Sociedade Empresária Limitada (LTDA);
  • Sociedade Simples (S/S).

Converse com um dos nossos especialistas para descobrir a alternativa que melhor se encaixa nas suas necessidades de negócio.

Como abrir CNPJ para programador?

Você já sabe que programador não pode ser MEI, mas sabe também que existem outros tipos de CNPJ à disposição de profissionais que desejam formalizar suas atividades.

Sendo assim, é hora de conferir em um passo a passo, o que é preciso para abrir o seu CNPJ:

1.Contrate um escritório de contabilidade: Para abrir o seu CNPJ, comece contratando um escritório de contabilidade especializada em programadores e preparada para cuidar de todos os trâmites de abertura, como é o caso da Primeiro Plano.

2.Separe a documentação necessária: Na sequência, separe os documentos necessários para abertura da empresa, incluindo: RG, CPF e comprovante de residência atualizado.

3.Aguarde o processo de legalização da empresa: Para finalizar, basta aguardar alguns dias, enquanto o nosso time de especialistas cuida dos trâmites para abertura da sua PJ, desde a emissão do CNPJ até a liberação do Alvará de Funcionamento.

Deseja saber mais e abrir CNPJ para programador com o apoio da Primeiro Plano? Clique no botão do WhatsApp e fale com um dos nossos especialistas.