Quando começa a restituição de Imposto de Renda?
Quando começa a restituição de Imposto de Renda? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que enviaram a declaração e descobriram que possuem um valor a restituir.
Sabendo disso, o time da Primeiro Plano Contabilidade decidiu preparar um artigo completo sobre o assunto para esclarecer todas as suas dúvidas.
Para saber mais e conferir o que a nossa equipe separou para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
O que é restituição de Imposto de Renda?
A restituição do Imposto de Renda é um processo pelo qual o contribuinte recebe de volta parte do valor do IR que pagou durante o ano.
A restituição ocorre após a apresentação da declaração anual de imposto de renda, na qual o detalhamento de sua renda, deduções e outros fatores que influenciam o valor do imposto devido e no recebimento de uma possível restituição.
Na prática, é com base nessa declaração que o governo calcula o valor total do IR devido ou a restituir de cada contribuinte. Sendo assim, se o valor que você pagou durante o ano for superior ao imposto que de fato era devido com base nos seus rendimentos e despesas dedutíveis, você terá direito a receber uma restituição.
O valor da restituição e o tempo necessário para recebê-la podem variar de acordo com diversos fatores, incluindo a exatidão e a pontualidade na apresentação da declaração de imposto de renda.
Calendário de restituição de Imposto de Renda
De acordo com a Receita Federal, o calendário de restituição do Imposto de Renda 2024 começa no dia 31 de maio, com o pagamento do primeiro lote.
Confira o calendário completo:
- Primeiro lote: 31 de maio;
- Segundo lote: 28 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto; e
- Quinto e último lote: 30 de setembro.
Além disso, é importante destacar que os seguintes contribuintes possuem prioridade no recebimento de uma possível restituição:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que adotarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.
Como consultar a restituição de Imposto de Renda?
Consultar a restituição de Imposto de Renda é muito simples, e para isso, tudo que você precisa fazer é seguir as orientações do passo a passo abaixo. Confira!
- Acesse o site da Receita Federal para consulta de restituição, clicando aqui;
- Informe o seu número de CPF e data de nascimento;
- Informe o exercício 2024;
- Clique em “Consultar”.
Se você ainda não declarou o Imposto de Renda ou precisa da orientação de um contador para tirar dúvidas e manter a sua situação com o fisco em dia, entre em contato conosco!
Como uma contabilidade digital, a Primeiro Plano Contabilidade atende contribuintes de todas as partes do país!
Escreva seu comentário