Vale a pena abrir CNPJ para profissional liberal?
Vale a pena abrir CNPJ para profissional liberal? Essa é uma dúvida muito comum em meio a médicos, dentistas, engenheiros, arquitetos, advogados, dentre outros profissionais.
Sabendo disso, a Primeiro Plano Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo para apresentar os benefícios que um CNPJ pode oferecer e o que é preciso para que você coloque seus planos em prática e abra uma empresa para escalar seus negócios.
Para saber mais e esclarecer as suas dúvidas sobre o assunto, não perca a oportunidade, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Benefícios do CNPJ para profissional liberal
Quando a dúvida é se realmente vale a pena abrir CNPJ para profissional liberal, é preciso levar em consideração os seguintes benefícios:
1.Economia com impostos
Profissionais que decidem abrir um CNPJ para prestar seus serviços como pessoa jurídica podem aproveitar uma importante economia mensal com impostos.
Isso acontece, pois via de regra, a carga tributária para pessoas jurídicas acaba sendo muito menor do que aquela que é cobrada das pessoas físicas no Imposto de Renda, cuja alíquota pode chegar a 27,50%.
2.Permissão para emitir notas fiscais
O profissional liberal que decide abrir um CNPJ, também conta com o benefício de receber permissão para emitir notas fiscais, e assim, ser capaz de atender clientes que exigem esse tipo de documento, incluindo empresas.
3.Acesso a mais oportunidades de trabalho
Muitas empresas preferem contratar apenas prestadores de serviços que possuem CNPJ, como é o caso da maior parte dos hospitais na contratação de médicos.
4.Acesso a conta bancária PJ e linhas de crédito
Outro benefício muito importante que nos ajuda a reforçar o entendimento de que vale a pena abrir CNPJ para profissional liberal, é o acesso à conta bancária para pessoas jurídicas e a linhas de crédito especiais.
Com oportunidades de crédito com juros mais baixos, os profissionais e empreendedores podem investir recursos no seu próprio negócio, montando um escritório ou consultório, por exemplo.
Como abrir CNPJ para profissional liberal
Agora que você já sabe que vale a pena abrir CNPJ para profissional liberal, é hora de conferir em um pequeno passo a passo, o que é preciso para colocar o seu objetivo em prática.
1.Contrate um serviço de contabilidade: Não tenha dúvidas, o primeiro passo para abrir um CNPJ, é contratar um serviço de contabilidade.
O contador será o responsável por cuidar dos trâmites de abertura da empresa, o que inclui a emissão do CNPJ e outros documentos.
2.Separe os documentos necessários: Além de contratar um contador, o profissional liberal precisará reunir e fornecer alguns documentos importantes, incluindo:
- RG e CPF ou CNH;
- Comprovante de Residência;
- Carnê IPTU do endereço a ser utilizado no CNPJ;
- Registro no conselho de classe do qual faz parte.
3.Aguarde a abertura do seu CNPJ: Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida da emissão do CNPJ, do Alvará de Funcionamento e providencia os demais documentos da sua PJ.
Deseja saber mais e abrir CNPJ para profissional liberal de forma simples e rápida? Entre em contato conosco, agora mesmo!
Escreva seu comentário