Novidade: o DARF poderá ser pago pelo sistema Pix
Disponível em novembro de 2020, as empresas que declaram débitos e créditos tributários podem quitar as contas com o Fisco através do novo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, o PIX.
Fácil, rápida e segura. A transferência é feita em até dez segundos. Mas antes de explicarmos sobre, vamos falar sobre o DARF.
DARF
Primeiramente, DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) é o nome do documento instituído pelo Ministério da Fazenda e Receita Federal para pagamento dos tributos embutidos nas operações dos contribuintes.
Conforme anunciado, ele pode ser utilizado tanto por pessoas físicas, quanto para jurídicas.
Como deve ser pago
O DARF poderá ser pago via Pix por um código QR de maneira simples:
O contribuinte precisa abrir o aplicativo (APP) do banco e ativar o Pix. Assim, a câmera do celular deverá ser apontada para o código e pronto!
Mas calma.
A novidade só está disponível para as empresas obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e de Créditos Tributários Federais, Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).
Sobre O Pix
O Pix um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central que permite fazer pagamentos (aos estabelecimentos comerciais, além de contas de luz e água) e transferências em até dez segundos em qualquer hora e dia do ano.
É possível realizar operações digitando apenas o celular ou CPF da pessoa que vai receber o valor.
Contudo, as impostos também poderão ser recolhidos através da ferramenta.
Segundo o Fisco, o código QR do Pix será incorporado ao Documento de Arrecadação do eSocial, sendo estendido ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional, a partir de janeiro de 2021.
Aliás, a Receita Federal informou que todos os documentos de arrecadação terão o código QR do Pix.
Aguardaremos.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a Primeiro Plano Contabilidade e Consultoria.
Serviços e soluções. Pois estamos prontos e preparados para melhor lhe atender.
Escreva seu comentário