Perdeu o prazo da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2022?
Saiba como regularizar sua situação junto ao leão.
Se você deixou de entregar sua declaração de imposto de renda pessoa física à Receita Federal e estava obrigado, ainda é possível regularizar sua situação antes que tenha problemas em seu CPF na Receita Federal. Fique ligado nas dicas, para saber como sair dessa saia justa.
Regularização:
Para evitar transtornos, você deverá proceder da mesma forma como se fosse entregar sua declaração dentro do prazo. Então você pode baixar o programa para preenchimento do IR 2022 em seu computador ou celular, para elaboração das informações e transmissão para a Receita Federal. Para mais informações sobre as novidades do IR 2022 clique aqui.
Multa por atraso na entrega:
Contribuintes obrigados a efetuar a entrega da declaração de imposto de renda, e que deixaram de cumprir dentro do prazo 31/05/2022, terão que pagar multa pelo atraso. A multa é emitida em notificação juntamente ao recibo de entrega da declaração em atraso, e corresponde a 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% com um valor mínimo de R$ 165,74.
Retificações da declaração entregue no prazo:
É possível também, realizar retificações de informações prestadas de forma incompleta ou incorretas em sua declaração, para isso basta selecionar a opção “retificadora” dentro do programa do IR 2022, ajustar as informações e transmitir. Tal procedimento não é passível de multa pelo atraso na entrega, porém, dependendo das informações inseridas poderá alterar o saldo de imposto de renda a pagar, ou até mesmo diminuir seu saldo de imposto de renda a restituir. No caso de gerar IR a pagar, o valor será acrescido de multa de 0,33% ao dia de atraso, limitado a 20%, e juros de 1% mais Selic proporcional aos meses de atraso.
O que acontece com quem não declarar o imposto de renda?
Os contribuintes obrigados ao IR 2022 que não entregar a declaração estarão sujeitos a:
– CPF na Receita Federal com a condição: Pendente de regularização;
– Impossibilidade de emissão ou renovação de passaporte;
– Não poderá prestar concursos públicos;
– Ausência de Certidão Negativa de Débito para venda de imóveis;
– Não conseguirá abrir contas bancárias.
Então fique ligado, não deixe de regularizar sua situação junto ao Leão, para não ter complicações na hora em que mais precisar de seu CPF em ordem.
Conte com a Primeiro Plano Contabilidade, para regularizar sua situação junto a Receita Federal. Entre em contato com nossos especialistas.
Escreva seu comentário