Restituição_Imposto_de_Renda
Datas Restituição do IR 2021

Atenção com a restituição! Segundo a receita Federal, deve declarar o imposto quem teve renda de mais de R$ 28.559,70 em 2020. Seria um salário mensal de R$ 2.379,97.

A Declaração do Imposto de Renda é um ajuste anual com o FISCO e não é todo mundo que recebe a sua restituição.

Para exemplificar podemos dizer que: quem pagou mais Imposto de Renda do que deveria no ano passado, irá receber parte do valor de volta.

O cálculo é feito nessa diferença!

Porém, cada caso é um caso na hora de receber a restituição e se isso ocorrer, o dinheiro entrará via depósito na conta informada pelo contribuinte na hora da declaração.

Os contribuintes que possuem gastos com dependentes, despesas médicas, educação entre outros, poderão ser restituídos com um valor maior.

Iniciação Restituição IR 2021

A restituição do Imposto de Renda 2021 começa em 30 de maio e é paga em lotes mensais. A Receita Federal estima que cerca de 60% dos 32 milhões de contribuintes que deverão entregar o IR receberão parte dos valores de volta.

Mas existem alguns pontos para estar entre os primeiros lotes. São eles:

  • Quem entregar a declaração mais cedo;
  • Ser idoso;
  • Portador de deficiência ou doenças graves;
  • Profissionais cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Calendário Restituição Imposto de Renda 2021

Serão 5 lotes pagos nas datas de:

LOTEDATA
31/05/2021
30/06/2021
30/07/2021
31/08/2021
30/09/2021

Uma semana antes da liberação dos valores de cada lote, a Receita Federal abre consulta através do seu site para verificação da data.

Caso perca o prazo de retirar o dinheiro, você poderá ter acesso a ele realizando um pedido de pagamento por meio formulário eletrônico.

Atenção:

O contribuinte que por lei não é obrigado a declarar, pode estar perdendo parte dos valores de volta. Já que pelas regras da Receita Federal existe um grupo de pessoas que não tem obrigação de justificar os seus gastos, mas poderá ter imposto retido diretamente da fonte.

Alguns dos motivos mais comuns são: hora extra no trabalho, premiação, serviços autônomos e etc.


Saiba mais

É importante destacarmos que o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2021 se encerra em 30 de abril. Porém, foi aprovado pela Câmara o texto que estende a declaração para o dia 31 de julho. Ele ainda passara pelas mãos dos deputados.

Fique atento!

Não deixe de declarar o seu Imposto de Renda. Mantenha o seu papel de contribuinte e evite erros na hora de realizar a sua declaração.

Todo cuidado é pouco. Um simples erro de digitação poderá levar a malha fina. Entre em contato com a Primeiro Plano Contabilidade e Consultoria.