Lei_Afastamento_Grávida_Covid19_Primeiro_Plano
Covid-19 – Lei funcionárias gestantes em casa

As gestantes que estão trabalhando devem permanecer em domicílio, afastadas de seus trabalhos presencialmente e sem nenhum tipo de prejuízo de remuneração. É à medida que visa diminuir a exposição delas com à contaminação da Covid-19.

Sobre a Lei

Por fazerem parte do grupo de risco, as gestantes foram beneficiadas com a lei número 14.151/21 que foi sancionada no Diário Oficial e já está em vigor.

O texto na íntegra diz:

LEI Nº 14.151, DE 12 DE MAIO DE 2021

Dispõe sobre o afastamento da empregada gestante das atividades de trabalho presencial durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus.

 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º  Durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus, a empregada gestante deverá permanecer afastada das atividades de trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração.

Parágrafo único. A empregada afastada nos termos do caput deste artigo ficará à disposição para exercer as atividades em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 12 de maio de 2021; 200º da Independência e 133º da República. 

Atenção!

A funcionária gestante deverá permanecer à disposição do empregador em trabalho remoto. A lei será mantida enquanto durar o estado de emergência de saúde pública.

As empresárias têm direito ao auxílio maternidade do INSS? Clique para saber

Não há previsão de multa para empresas que não aderirem a essa lei. Porém, estão sujeitas à possíveis ações trabalhistas.

Entre em contato com a Primeiro Plano Contabilidade e Consultoria para saber mais sobre direitos trabalhistas e tudo sobre serviços de contabilidade.

Atendimento personalizado com comodidade e eficiência. Saiba mais.